Curto e grosso

Published on julho 25th, 2012

Por Fabio Alba

Tá faltando poesia na música. Não, eu não me refiro às letras, me refiro à música mesmo. Tampouco me refiro apenas ao rock. Falo do rock, MPB, pop, da música em geral. Só os poetas são capazes de enxergar beleza em uma guitarra desafinada, em uma bateria fora do tempo, em uma voz rouca ou em um violino sem cordas. Para ter alma de poeta, não é necessário ser um, mas é preciso olhar ao redor e tentar, com todas as forças, fugir do óbvio. Procurar beleza em um dia cinzento, numa cama desarrumada ou em um simples prato de arroz com feijão.

Definitivamente, os músicos de hoje se esqueceram disso. Só pensam em tocar cada vez “melhor”, no instrumento mais caro (comprado nos EUA, através do Ebay). Se esquecem que a beleza pode estar justamente nas imperfeições. É lá que um artista encontra sua identidade e originalidade. Ninguém ousará imitar seus erros. Eles se tornarão sua digital.

Existe coisa mais chata do que um show perfeito? Eu, particularmente, me recordo muito mais dos shows repletos de erros. Prefiro ouvir um artista “humano” a ouvir uma banda que mais parece um CD.

Enquanto os músicos estão olhando apenas para seus instrumentos, estudando horas e horas a fio, estão se esquecendo de olhar ao redor, onde realmente existe poesia e onde está a verdadeira matéria prima para a arte. Criar, nada mais é do que observar e externar, seja na música, artes plásticas ou literatura. Um artista é, antes de tudo, um grande voyeur.

Comments

  1. Posted by Selma Vieira on julho 25th, 2012, 12:19 [Reply]

    Admiro os músicos pelo simples fato de proporcionarem alegria às pessoas.
    Tem sim, muita gente que está mais preocupado em mostrar seu instrumento importado para o público do que tocar. Acredito que as canções tem a capacidade de tocar a alma, talvez é isso que está faltando. Parabéns pela matéria!

  2. Posted by Rubens Filho on julho 25th, 2012, 12:49 [Reply]

    O que não pode acontecer é confundir poesia com falsos músicos. Nem sempre é possível encontrar algo belo em uma guitarra desafinada. Eu sou da geração 2000 e não consigo engolir os "músicos" de hoje (maldita inclusão digital!) fazendo três linhas de letra, em uma língua que não entende (os metidos a compor inglês que não conhecem nem o verbo "to be"), e tocando três acordes em uma guitarra que não sabe afinar. A perfeição é irritante também – e é por isso que não gosto de heavy metal ou bandas do classic rock que possuem guitarristas e bateristas virtuosos – PORÉM, ela precisa pelo menos estar presente 1%. Mas você disse bem Fábio, é horrível ver o "show perfeito"; tem que haver a humanização da música, sempre.

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 15:43 [Reply]

      Pois é Rubens. Claro que radicalizei um pouco no texto. Me refiro a artstas que sabem errar. Pra saber errar, é preciso saber o certo tb. Enxegar beleza numa guitarra desafinada foi apenas uma metáfora. Acho que os músicos de hoje não interpretam, apenas repetem o que aprendem.

  3. Posted by Megh Stock on julho 25th, 2012, 13:06 [Reply]

    "Um artista é, antes de tudo, um grande voyeur."
    Concordo em número, gênero e grau!!!! Essa é a minha verdadeira fonte de inspiração, a vida como ela é!!!!!

    • Posted by Megh Stock on julho 25th, 2012, 13:47 [Reply]

      A ordem dos tratores não alteram o viaduto! Rs!

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 15:45 [Reply]

      Você foi uma das inspirações para meu texto! Vc é uma artista verdadeira!!! Tenho muito orgulho de conviver e aprender todos os dias com você!

    • Posted by Davi Oliveira on julho 25th, 2012, 17:49 [Reply]

      Tambem tenho!

    • Posted by Denise Alba on julho 25th, 2012, 20:14 [Reply]

      Eu tb!

    • Posted by Megh Stock on julho 26th, 2012, 02:36 [Reply]

      Afffff, que lindo ler isso, de vcs ainda, pessoas tão importantes pra mim!!!! To emocionada, agradecida e derretida!!!!<3

    • Posted by Megh Stock on julho 26th, 2012, 02:38 [Reply]

      altera*

  4. Posted by Matheus Faria on julho 25th, 2012, 13:28 [Reply]

    "A arte sem intensidade não é nada…"

  5. Posted by Denise Alba on julho 25th, 2012, 13:55 [Reply]

    Me lembrei qdo vi o show do Dream Theater, no Monsters of Rock. De tão "perfeito", é chato.

    • Posted by César S. Beatmix on julho 25th, 2012, 14:05 [Reply]

      oi Denise..vi um show desses caras acho q em 97..fiquei 15 minutos! parece video-aula p/ guitar..são bons mas xato p/ cacete! abrazz

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 15:48 [Reply]

      Tenho a honra de dormir e acordar todo dia com você, Denise Alba. Além de ser o amor da minha vida, também é uma artista genial que me fez entender o verdadeiro sentido e significado da arte.

    • Posted by Denise Alba on julho 25th, 2012, 15:55 [Reply]

      óóóóóó…agora fiquei sem palavras.
      Agora eu sei que me perdoará pela multa que levei no sábado. <3

  6. Posted by Paulo Gouvêa on julho 25th, 2012, 13:58 [Reply]

    Não concordo com o ponto de que pra ser um bom "poeta" tem que errar, não estudar e não se preocupar com instrumentos bons. Na antiguidade todos artistas se preocupavam muito com a técnica e qualidade de suas obras. Vai me dizer que o teto da Capela Sistina é uma obra "repleta de erros"? Michelangelo não era um artista humano? E em relação a música erudita? Não gosto de ficar ouvindo esse tipo de música, mas tenho certeza que tem muito estudo e muita poesia por trás daquilo tudo.

    Enfim… As coisas mais legais relacionadas a música que tenho ouvido ultimamente são feitas com instrumentos muito bom e tem muito estudo por trás.

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 15:39 [Reply]

      Então Paulo, eu não disse que o músico não tem que estudar. Disse que não tem que "apenas" estudar. O estudo é fundamental, mas apenas isso não o tornará um grande artista.

    • Posted by Paulo Gouvêa on julho 25th, 2012, 16:26 [Reply]

      Sim. Entendi Fabio Alba.

      O ruim é que você tem um canal de muita influencia pra falar sobre música e tal. E oq ficou mais latente no texto é que os estudos e o equipamento não é importante. E isso abre precedente pra algumas pessoas com a cabeça "mais fraca" achar q pode tocar de qualquer jeito, desafinado, com uma Tonante c/ corda velha, etc. E isso é um desfavor para a arte. Entende?

      Eu concordo com você. Prefiro música que exalta a poesia e não a técnica. Mas você só consegue fazer belas "poesias" se souber oq está fazendo e com a ferramenta correta (ou boa). Vai me dizer que você nunca estudou harmonia, construção melódica, técnica de digitação, mão direita (palhetada), etc? E você não estudava pra errar, to certo?

    • Posted by Fernando Molinari on julho 25th, 2012, 16:26 [Reply]

      Concordo com vc Paulo Gouvêa! Isso cai exatamente no assunto que postei esses dias.

  7. Posted by Felipe Santos De Abreu on julho 25th, 2012, 15:41 [Reply]

    Nossa, acabo de me descobrir poeta! Rsrsrs… Brincadeira à parte, eu acho que você quis dizer isto: http://www.youtube.com/watch?v=eoSFhHAh-vw

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 17:21 [Reply]

      Aí é sacanagem! Golpe baixo!!!!! Esse show é uma aula de rock n´roll!!!! Boa lembrança, Felipe!

  8. Posted by André Psiconáutico on julho 25th, 2012, 16:03 [Reply]

    Os cancionistas não desapareceram, mas Fábio tem razão. A canção é a arte da palavra musicada. Mesmo sendo muito antiga, a canção está no samba, no rock e no POP. O virtuosismo pode se desgastar justamente por ser um aprimoramento e a busca pela excelência de questões musicais já estabelecidas. A história da canção é permeada pela inovação, pela intertextualidade, pelo diálogo com outras artes, pela atenção dispensada ao cotidiano e por acompanhar seu tempo sem perder a beleza estética (falando da boa canção). Em resumo, observo que no mercado encontramos letristas e músicos cada vez mais reféns da lei da oferta e procura (mesmo com a abertura de novas possibilidades de produção, divulgação e distribuição). A competição é grande – os músicos precisam ser exímios instrumentistas para poder trabalhar e muitas vezes os bons letristas não possuem visibilidade e o mercado se abarrota de letristas comerciais. O cancionista, mistura de músico e poeta, anda desvalorizado e desestimulado. Mas como um artesão dedicado, sua arte vale mais que um produto massificado qualquer e ele acredita nisso. Acho que há uma oferta muito grande de produtos culturais redundantes (produzidos em larga escala) que ofusca o trabalho dos artesãos. O processo industrial ainda não destruiu o artesanato.

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 20:09 [Reply]

      Ótimo argumento, André!!! Me fez lembrar da nossa época de moleque! Faz um tempinho, né?

  9. Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 16:38 [Reply]

    Vamos lá! Como fui curto e grosso, receio que algumas pessoas analisaram o que escrevi de forma superficial e não perceberam algumas metáforas. Vou esclarecer alguns pontos: 1 – Eu estudei música 2 – Eu sei afinar muito bem meu instrumento 3 – Eu tenho instrumentos de qualidade, comprados nos EUA. 4 – Acho que estudar música é fundamental. Isso não é mérito, isso é obrigação do músico. O que eu disse foi que APENAS isso não serve para um músico e por isso a música está fraca hoje. Convivo com muitos, mas muitos músicos todos os dias, assim como convivo com artistas de todas as áreas. A diferença básica é que o "músico tradicional – aquele que criticio", não gosta e não entende de arte. Quando aluga um filme, aluga um Blockbuster. Quando lê um livro, lê apenas biografias de músicos. Isso, naturalmente, reflete na superficiliadade da sua arte e na maneira de enxergar as coisas.

    • Posted by Rubens Filho on julho 25th, 2012, 16:45 [Reply]

      Hiii teve gente que se estressou ?

    • Posted by Paulo Gouvêa on julho 25th, 2012, 16:45 [Reply]

      Muito bom Fabio… Eu sei que você é um ótimo musico. E acho que você tem toda a razão, não adianta só a técnica pra fazer uma bela arte, precisa de algo mais profundo. Eu só comentei seu artigo lá pq sei que existem muitos caras, que estão até presente na cena musical aí, que não valorizam nem um pouco a técnica mas tem uma certa profundidade em sua arte. E o meu medo é um texto desse calibre incentivar ainda mais essa "porquisse" musical. Me entende?

    • Posted by André Moura on julho 25th, 2012, 16:45 [Reply]

      Fazem músicas na calculadora…

    • Posted by Gabriel Carrara on julho 25th, 2012, 16:48 [Reply]

      Estudo é tudo, para tudo. Principalmente em artes, como você vai expor um sentimento sem entender o que está se quer fazendo.

    • Posted by Sarah Dantas on julho 25th, 2012, 16:49 [Reply]

      Mandou bem, Fábio!!!!!!!

    • Posted by Denise Alba on julho 25th, 2012, 16:50 [Reply]

      hun…hein..e eu nem estudei…sou uma vergonha, uma decadência. Nunca fiz faculdade, curso, nem tenho camera boa…uso corel e meu photoshop não é o último.

    • Posted by André Psiconáutico on julho 25th, 2012, 16:51 [Reply]

      Falta cultura musical mais ampla pra rapaziada! Nem história da música a galera conhece. O Fábio fala de arte e a busca pela beleza estética. Na busca por fórmulas de sucesso a sinceridade foi substituída pela pretensão.

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 16:52 [Reply]

      Estressei não! rsss… O que me estressa são as contas no fim do mês. Só dei uma complementada no texto para não me acusarem de defender os músicos ruins! rss

    • Posted by Selma Oliveira on julho 25th, 2012, 16:53 [Reply]

      Boa cunhado!!!

    • Posted by Paulo Gouvêa on julho 25th, 2012, 16:59 [Reply]

      Vale lembrar, pra quem acha que eu quis atacar com meu comentário, eu sou muito fã do trabalho do Fabio, se não fosse não estava nem lendo seu texto aqui. E admiro muito o trampo da sua muié Denise tb. Só achei que faltou algo no texto, e ele podia ser interpretado de forma errada pela galera que gosta de ser ruim. E tá cheio de gente gosta de ser ruim por aí…

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 17:18 [Reply]

      Tá perdoado! hahahaha

    • Posted by Felipe Santos De Abreu on julho 25th, 2012, 22:43 [Reply]

      Opa! Fabinho, seu artigo está claro e muito bem escrito. Parabens!

  10. Posted by Toninho Ribeiro on julho 25th, 2012, 16:49 [Reply]

    Muito Bom!

  11. Posted by Jackson Graton on julho 25th, 2012, 17:16 [Reply]

    Gostei!!

  12. Posted by Ana Paula Montero on julho 25th, 2012, 17:17 [Reply]

    Concordo muito com o que disse. A beleza está no verdadeiro, na essencia das coisas simples e não na perfeição.

  13. Posted by Andreas Rauh on julho 25th, 2012, 17:25 [Reply]

    Boa Fabio, acho que isso vale bastante também pro eletrônico que anda numa onda de marasmo e repetição do Top 10 de rádio que dá dó. Abraço.

  14. Posted by Davi Oliveira on julho 25th, 2012, 17:52 [Reply]

    Muito bom Fabinho! Gostei muito desse texto, foi DIRETO!
    Acho que perfeccionismo tem limite assim como tudo né… Tem horas em que nao se pode errar, mas se acontecer também, passou! Um artista só tem sucesso quando consegue transformar em sentimento um trabalho.
    Parabéns.

    • Posted by Fabio Alba on julho 25th, 2012, 20:08 [Reply]

      Valeu Davizera! Vc é artista tb, meu chapa!!! Sempre fui seu fã, vc sabe disso! Vc é daqueles poucos capazes de olhar ao redor.

  15. Posted by Alexandre Bleed on julho 25th, 2012, 18:08 [Reply]

    Belo texto fabinho. A frase conclusiva realmente foi muito bem colocada. Só faço observação que hoje em dia, com toda tecnologia que tem, quando o show eh mto perfeito chego até pensar que eh "tem caroço nesse angu" (pode ser playback, virou moda). hahahahaha. Pra fazer música do coração, bem feita e com perfeição, até hoje só vi o Mr.Big…Abração!

  16. Posted by Daniel Rocha on julho 25th, 2012, 18:09 [Reply]

    Eu acho que eu entendi a mensagem.

    Mas eu diria de outra forma. As pessoas precisam entender que execução e criação são coisas distintas, e cada vez mais as pessoas estão tentando compensar a falta de diferenciação com uma execução mais aprimorada.

    As pessoas esquecem que transbordar sua própria identidade e mensagem também exige exercício, e tanto a técnica quanto a execução são simplesmente meios e não fins.

  17. Posted by Alfredo Daher Junior on julho 25th, 2012, 23:18 [Reply]

    Boa cutucada Fabin !!! Não se fazem mais Jimmys ou Jimis, Michelangelos, Byrons, Rimbauds e Baudelaires, como antigamente !!!! … mas a "arte" sempre reflete seu tempo então ….. observe … as orações ao consumismo, ao jabá, ao "mainstream", à ditadura da novela das oito, do "ser cool", enfim ……. a era dos chatos !!!!!

    • Posted by Fabio Alba on julho 26th, 2012, 01:14 [Reply]

      Grande Alfred!!!! Vc é dos nossos!!!!!

  18. Posted by Hardy Counterparts on julho 27th, 2012, 18:07 [Reply]

    Vamos ficando mais velhos e é natural darmos valor a cada nota tocada, ao timbre e a vida em geral.Se aos 20 anos isso tivesse acontecido seria bom, mas nao é muito comum ainda mais agora com tanta informaçao guela abaixo da molecada.
    Cada um tem um gosto é verdade, nao dá pra mudar a opiniao de ninguem tambem, mas anos e anos com a guitarra em punho contra guitarristas de quarto é até covardia.

.

.